O Governo Federal dos Estados Unidos quer reduzir o tempo que os caminhoneiros perdem parados nos portos para carga e descarga, especialmente de mercadorias transportadas em contêineres. De acordo com a administração federal norte-americana, além do tempo perdido, as emissões também são mais elevadas, porque os caminhoneiros não desligam os motores nas horas que ficam parados.
O Programa de Subsídios para Redução de Emissões de Caminhões em Instalações Portuárias irá fornecer o total de US$ 148 milhões em subsídios, para onze estados e também para Porto Rico, que fica na América Central (Caribe).
Dentro do programa, serão criados mecanismos para melhorar a eficiência dos portos, para que os caminhoneiros não fiquem tanto tempo parados. Com isso, a quantidade de horas que os caminhões ficam em marcha lenta será reduzido, o que resultará na melhora da qualidade do ar.
“Quando os caminhoneiros passam horas parados nos portos, isso é ruim para os motoristas, para as cadeias de abastecimento e para as comunidades próximas, que sentem o peso do ar mais poluído. Os investimentos que anunciamos hoje pouparão tempo e dinheiro aos caminhoneiros e ajudarão os portos a reduzir o congestionamento e as emissões, ao mesmo tempo em que tornarão o ar mais respirável para os trabalhadores e as comunidades”, disse o secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg.