Patrocinadores e parceiros do MCTI na feira oferecem aos visitantes exposições de veículos elétricos, lockers de autoatendimento, equipamentos de triagem-simulada com leitura 360º, além de oficinas filatélicas
Como apoiadores da inovação e do conhecimento científico, os Correios participam, por mais um ano, da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até o dia 10 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A feira também promove eventos gratuitos, online e/ou presenciais, em todo o país. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Além de patrocinadores e parceiros logísticos da SNCT, os Correios oferecem aos visitantes várias demonstrações em seu estande. Nesse espaço, há exposições de veículos elétricos, lockers de autoatendimento, equipamentos de triagem-simulada com leitura 360º, além de oficinas filatélicas.
O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destaca a importância da Semana para trazer ao público as iniciativas de diversos segmentos que visam melhorar a vida dos cidadãos por meio da ciência e tecnologia. “A participação dos Correios [na 18ª SNCT] tem o propósito de mostrar à sociedade como a empresa tem investido para oferecer o que há de mais moderno aos seus clientes. Os Correios buscam oferecer a melhor experiência aos usuários e as soluções aqui apresentadas estão alinhadas a esse objetivo”, disse o gestor.
A empresa também tem uma programação especial de palestras no Palco Principal da feira. As apresentações serão sobre a tecnologia da solução Sedex Hoje, os desafios das grandes operações logísticas executadas pela estatal, em especial a Rede Vírus, e, por fim, sobre a relevância educacional da filatelia, que é o incentivo à arte e ao colecionismo de selos postais.
A 18º SNCT traz o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, e é uma oportunidade para diferentes públicos conferirem as principais tecnologias desenvolvidas na atualidade pelas mais de 40 instituições participantes. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno da ciência, tecnologia e inovações. Por meio de atividades lúdicas, será demonstrada a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país. Confira a programação completa em https://semanact.mcti.gov.br/.
Os participantes do evento deverão observar os cuidados para prevenção contra a pandemia: o uso da máscara é obrigatório, assim como o distanciamento de 1 metro. Serão disponibilizados, ainda, totens de álcool em gel nas áreas de circulação.
Papai Noel
No domingo (5) foi realizada uma ação na SNCT no qual um Papai Noel circulou na feira num dos veículos elétricos dos Correios que estão expostos no estande. O veículo utilizado foi uma “Abelhinha” um triciclo de pequeno porte indicada para o carteiro que entrega correspondências. O veículo atinge velocidade máxima de 30 km por hora e tem autonomia de 45 quilômetros com as baterias 100% carregadas.
O projeto dos Correios com uma parte da frota elétrica visa a mobilidade sustentável com zero emissão de CO2 e demais gases do efeito estufa, aumento da produtividade, geração de economia, dentre outros.
A iniciativa teve o objetivo tanto de divulgar a nova frota elétrica dos Correios quanto o projeto de adoção de cartinhas de crianças carentes que é realizado há mais de 30 anos pela instituição. A campanha tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, um dos maiores presentes que uma criança pode receber, não é verdade?
Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança. Quem tiver interesse precisa se apressar. A campanha termina na sexta-feira (10). Para adotar uma cartinha o interessado deve acessar o site blognoel.correios.com.br
Agenda dos Correios na 18ª SNCT
Filatelia como o suporte à educação
Palestrante: Mayra Calandrini Guapindala, historiadora e analista da gerência de Filatelia dos Correios
Data: 10/12/2021, sexta-feira, às 10h
Local: Palco Principal
Horário de funcionamento da 18º SNCT e do estande dos Correios:
De segunda-feira (6) a sexta-feira (10), das 8h30 às 19h
No estande dos Correios, há exposições de veículos elétricos, lockers de autoatendimento, equipamentos de triagem-simulada com leitura 360º e oficinas filatélicas. A entrada gratuit