É importante separar a vida pessoal do empreendedor da vida financeira da empresa. Diante disso, o advogado Amauri Jacintho Baragatti entende que o princípio da autonomia patrimonial da sociedade desempenha um papel importante na consolidação dessa prática. Quer saber como esse princípio funciona? Continue acompanhando a leitura.
O que é o princípio da autonomia patrimonial da sociedade?
De acordo com Amauri Jacintho Baragatti, que se formou em direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, o princípio da autonomia patrimonial da sociedade compreende um princípio da área do direito societário, e possui como principal finalidade garantir a separação dos recursos financeiros do empreendedor e da empresa.
Portanto, esse tipo de princípio é contemplado pela segregação dos recursos da empresa e dos sócios. Assim, a instituição, embora fundada e pertencente a um determinado indivíduo, possui seu próprio patrimônio e dívidas para pagar, que são totalmente independentes dos recursos financeiros do presidente fundador da mesma.
Qual a importância desse princípio para o segmento empresarial?
Ainda, conforme explica o dr. Amauri Jacintho Baragatti, gerir uma corporação é uma tarefa complexa, na qual é fundamental saber separar e diferenciar suas atividades pessoais das profissionais. Logo, o princípio da autonomia patrimonial da sociedade contribui para a melhor gestão empresarial, criando grandes oportunidades de crescimento.
Desse modo, o princípio em questão atua garantindo que o empreendedor tanto não usufrua dos recursos financeiros da instituição, quanto não auxilie a mesma a pagar suas dívidas, fazendo com que se adote estratégias administrativas que estabeleça um salário chave para o presidente e para a empresa, que seja suficiente para a manter as atividades da mesma no mercado.
Como aplicar esse princípio no meio empresarial?
Por fim, como aponta Amauri Jacintho Baragatti, que fez doutorado pela Faculdade de Administração Eclesiástica Batista das Américas, implementar o princípio da autonomia patrimonial da sociedade no meio empresarial, consolidando suas práticas, exige que algumas ferramentas do setor administrativo sejam utilizadas.
Dessa maneira, as ferramentas administrativas que devem ser utilizadas para a concretude desse princípio, são elaboração do fluxo de caixa da corporação; estabelecer o valor do capital de giro, para servir como dinheiro de emergência da instituição; estabelecer o salário de cada membro que compõe a empresa; e adotar as condutas éticas profissionais, separando a vida pessoal e profissional na gestão da mesma.
Lembre-se, “Dê a César o que é de César”! Realize a segregação de seus bens com o da empresa e garanta o sucesso da mesma no mercado.