O grande volume de informações, a necessidade de obter maior agilidade nas transações, as demandas de redução de custos e aumento da produtividade, entre outras coisas, faz com que, cada vez mais, a tecnologia seja essencial para os processos logísticos. Com isso, diversas soluções são desenvolvidas, buscando automatizar e aprimorar os processos. Confira, a seguir, algumas maneiras de utilizar a tecnologia na logística para conquistar esses benefícios!
- Faça a integração de processos
Uma das grandes vantagens da utilização da tecnologia na logística é a integração entre os processos. Sistemas integrados permitem que a comunicação seja fluida e, muitas vezes, realizada em tempo real. Isso faz com que processos sequenciados recebam automaticamente as informações, agilizando a conclusão das atividades.
Por exemplo, utilizando esse tipo de software em uma rotina de vendas, assim que o pedido é inserido no sistema, o setor de estoques já recebe o alerta para fazer a separação dos itens, que, por sua vez, já dá a baixa das quantidades no sistema, emitindo o alerta para a geração dos documentos.
Com isso, se obtém ganho em agilidade na comunicação, aumento da produtividade, maior segurança das informações, redução de erros e necessidade de retrabalhos.
- Aprimore o relacionamento com parceiros
Como a tecnologia permite a integração entre os processos internos e as empresas envolvidas, torna-se possível aprimorar o relacionamento com fornecedores e transportadoras, por exemplo, desenvolvendo uma cadeia logística que atua com sinergia, em prol de objetivos em comum.
Isso, além de ajudar a aumentar a qualidade e a satisfação dos clientes, permite que os elos dessa estrutura de abastecimento se tornem mais competitivos, a partir do momento em que se passa a atuar como um grupo, em vez de empresas isoladas buscando se destacar dos concorrentes.
- Rastreie as cargas em tempo real
Essa aplicação da tecnologia na logística permite que as empresas acompanhem os status dos transportes, sinalizando ocorrências praticamente em tempo real, o que facilita o processo de tomada de decisão pelos gestores, que conseguem encontrar soluções mais assertivas, em menor tempo.
Além disso, ela pode ser utilizada para melhorar o relacionamento com os clientes, oferecendo a possibilidade de acompanharem suas cargas em tempo real.
- Utilize a tecnologia mobile
A gestão de equipes externas pode ser aprimorada através da utilização da tecnologia mobile, que permite o acesso ao sistema e às informações de qualquer lugar, a qualquer momento. Sendo assim, ela pode ser usada por gestores, colaboradores que trabalham viajando constantemente e mesmo por motoristas, que podem reportar o status das viagens, apontar ocorrências ou comunicar qualquer situação.
Em tempos em que a comunicação ágil acaba sendo um diferencial, a tecnologia mobile exerce um papel essencial para garantir que o fluxo de informações seja sempre fluido.
- Realize a gestão de fretes
As plataformas de frete são um recurso da tecnologia na logística que trazem diversas vantagens para as empresas. Através delas é possível controlar o custo dos transportes e os documentos, fazer o cálculo de frente, auxiliar o gestor na contratação do frete com menor custo — ou seja, qualquer questão que esteja relacionada à gestão das transportadoras. - Acompanhe o trabalho das transportadoras
Outra grande vantagem da aplicação da tecnologia na logística é poder acompanhar o trabalho das transportadoras. Ou seja, em muitos casos, é possível obter o status em tempo real da situação das cargas, receber os documentos assinados pelos clientes (atestando o recebimento) ou mesmo ter ciência de alguma ocorrência que pode acarretar atraso na entrega, por exemplo.
- Reduza o tempo do ciclo do pedido
O ciclo do pedido é o tempo que ele leva para ser concluído, do momento em que é inserido no sistema até o momento em que é entregue ao cliente. Como o investimento da tecnologia na logística ajuda a aumentar a produtividade e reduzir o tempo de execução dos processos, é possível obter uma redução do lead time, melhorando o tempo oferecido ao cliente e, consequentemente, aumentando sua satisfação. - Conte com um sistema de gestão de estoques
A gestão de estoques ainda é vista como uma área operacional, sob a gestão da logística (ou de suprimentos). Porém, sua rotina pode impactar nas áreas de Vendas, Compras e Financeira, podendo trazer grandes prejuízos — visto que a composição do estoque é feita utilizando o capital de giro da empresa — caso não seja bem gerida.
Nesse sentido, pode contar com um sistema que permite a automatização dos processos, trazendo melhorias para a execução das atividades, é essencial. Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de trabalhos manuais, reduzir os índices de erros e retrabalhos, aumentar a segurança, a confiabilidade das informações e a produtividade.
Normalmente, os sistemas permitem acompanhar rotinas de recebimento, armazenagem, expedição, emissão de documentos, gestão de inventários, além do acompanhamento do giro dos materiais, trocas e devoluções, entre outras coisas.
- Melhore o relacionamento com os clientes
Existe uma ferramenta de gestão, chamada de CRM — ou Gestão do Relacionamento com o Cliente — que ajuda a redirecionar os processos de negócios, voltando o foco para atender a satisfação dos clientes e mantendo uma base de dados com informações importantes sobre cada um deles.
Apesar de ser um sistema voltado para a área comercial, ele também pode ser utilizado para levantar informações importantes sobre qual é a opinião dos clientes a respeito do serviço prestado. Com isso, é possível obter feedback a respeito dos prazos de entrega que estão sendo praticados e a integridade dos produtos entregues, o que ajuda a identificar possíveis falhas e a criar planos de ação que visam corrigir os problemas e aumentar a qualidade.
- Controle os processos
A quantidade de dados que o setor de logística gera diariamente é muito grande. Com isso, ficar sem utilizar meios tecnológicos, torna praticamente impossível conseguir acompanhar todas as rotinas e controlar as informações importantes. Logo, pode-se dizer que o investimento em tecnologia permite acompanhar e controlar melhor todos os processos de trabalho.
O investimento da tecnologia na logística é essencial para que as operações sejam realizadas de forma mais confiável, segura, com menores índices de erros e necessidade de retrabalho. Logo, é possível dizer que quanto mais uma empresa está disposta a investir em soluções tecnológicas, mais seguros e assertivos os processos se tornarão.